segunda-feira, 10 de setembro de 2012

XXIII Encontro Nordestino de Biodança

Comunidade Biocêntrica: Vida e História em movimento

Hotel Oásis Atlântico – Fortaleza-CE - Brasil
Salão Brasil 2, no dia  07/09/2012, de  15h30 às 16h30


OFICINA PEDAGÓGICA
RODA BIOCÊNTRICA: Cultivar a amizade, abraçar humanidades

Lembrar sempre que viajo
A bordo de um planeta
Que dança suave no céu.
Que viajo a bordo da vida.
E que mesmo a morte é viagem
O que devo levar na bagagem?[i]

Somos integrantes da Roda Biocêntrica no Espírito Santo! Estamos chegando com alegria, trazendo na bagagem um convite para Cultivar a amizade, abraçar humanidades! Desejamos compartilhar nosso jeito de atuar, realizando projetos de ação educativa centrados na valorização da Vida, com base nos fundamentos teóricos, vivenciais e poéticos da Biodanza e da Educação Biocêntrica.

A Educação Biocêntrica parte de um novo paradigma das Ciências Humanas: Princípio Biocêntrico, cujo objetivo é a conexão com a vida. A concepção do Ser Humano proposta pela Educação Biocêntrica é do SER relacional, ecológico, cósmico.

"Superando a visão individualista e competitiva, a Educação Biocêntrica tem como ponto de partida o respeito pela vida e a convivência amorosa; e como método um enfoque reflexivo e vivencial da prática pedagógica”
 é o que escutamos e vivenciamos na formação de Educação Biocêntrica com a Mestra Ruth Cavalcante.

Isto nos remete ao que recomenda Leonardo BOFF[ii]: “Entre tantas excelências, próprias do conceito do cuidado, quero enfatizar duas que interessam à nova educação: a integração do globo terrestre em nosso imaginário cotidiano e o encantamento pelo mistério da existência”.

A metodologia da Educação Biocêntrica utiliza como mediação a Biodanza.[iii] Fundamental na Biodanza é a vivência, através da música, do movimento e do encontro em grupo, que permitem desenvolver os potenciais humanos de vitalidade, prazer, criatividade, afetividade e transcendência.

Acreditamos na comunidade aprendente, “onde todos se relacionam com todos e todos, ao trocarem, aprendem uns com os outros[iv]. Por isso, adotamos os princípios:
1. O Ser Humano em conexão consigo, com os outros e com o Universo;
2. O Cultivo da Convivência Humana com Ética e Estética;
3. O Grupo  como espaço de acolhimento, confiança e desenvolvimento humano.
A fim de favorecer a ressignificação do modo de perceber o mundo e de nele atuar, integrando o saber – sentir – agir, agregamos outros recursos didático-pedagógicos, tais como: diálogo, uso de símbolos e poesias, ato de ler & escrever, tecer & bordar, relato de práticas & atitudes de valorização da vida.

Nomeamos nossa proposta de ação educativa como Roda Biocêntrica no Espírito Santo, pois nosso ponto de partida é o estado onde vivemos – o Espírito Santo;  e também por  compreendermos que A roda participa na perfeição sugerida pelo círculo, mas com uma certa valência de imperfeição, porque ela se refere ao mundo do vir a ser, da criação contínua, portanto da contingência e do perecível. Simboliza os ciclos, os reinícios, as renovações.” [v]

Desde abril de 2011, estamos reinventando a vida em cada roda, envolvendo cerca de 500 pessoas, combinando as seguintes  iniciativas:

1. Roda Biocêntrica na Prainha, em Vila Velha, utilizando temas geradores de vida, agrupando mulheres e homens, adultos & jovens, por meio de vivências integradoras (Biodanza & Educação Biocêntrica) nas noites de terça-feira, no Centro de Formação Martina Toloni;

2. Roda de Integração Biocêntrica nas Organizações, na Região Metropolitana e outros municípios do Espírito Santo, promovendo o Cuidar da Vida, incentivando a saúde individual e do grupo, o fortalecimento dos vínculos entre as pessoas, nos contextos de Grupos, Comunidades e Organizações[vi];

3. Organização de Passeios e Viagens, nutridos pela paixão de conhecer o Mundo, abrindo portas para (an)danças pelo Espírito Santo e outros (en)cantos do Brasil,  ampliando a participação em eventos/projetos sócio-culturais na área urbana e rural[vii]. Nossa presença no XXIII ENEB faz parte desta intenção;

4. Criação e dinamização do Blog www.rodabiocentrica-es.blogspot.com[viii], um portfólio digital, documentando e divulgando os movimentos da Roda Biocêntrica, as manifestações criativas de participantes das rodas, assim como a diversidade de saberes e conhecimentos  técnicos, científicos e artísticos, a visão de mundo e os valores que orientam a vida na perspectiva biocêntrica.

Fazer parte desta  Roda Biocêntrica é permitir-se um Tempo de Ser criador(a) da própria história, ampliando a convivência social, tema que nos orienta desde 2011, conforme diz Christina Valle[ix]:

Tempo de ser participante,
Movimentando-se em direção ao outro.
Procurando novas companhias,
Interesses e afazeres.
Tecendo laços.

Sintonizado com o tempo e o movimento presentes,
Descobrindo e inventando outros espaços
De troca e compartilhamento.
Tempo de transformação.

Tempo de ser saudável.
Em harmonia com o Cosmos.
De bem com a vida.
Ciente das dimensões materiais e imateriais do Ser.

Cultivar a amizade, abraçar humanidades é nossa inspiração para as (an)danças em 2012, surgida da ressonância do poema de Antônio Sarpe[x]:
Toda alegria nasce do prazer
Todo prazer gera alegria
Alegria, prazer e desejo de viver
São o impulso fundamental da existência
A vida é a arte do encontro, afectar e ser afectado
Cultivar a amizade, abraçar humanidades
Encher o peito de memória amorosa
Aumentar a potencia e expandir o ser
O infinito escorrendo entre os dedos
Tenho sede, quero beber desta fonte
Depois vou adormecer e despertarei convertido em água.
Por fim, compartilhamos um toque poético e amoroso de Rolando Toro, que justifica nossa ação:

Somos um poema inacabado, por isso sem poesia o homem não pode viver.
Que lindo encontrar de novo o rosto do amigo!
Que coisa mais maravilhosa é encontrar seu abraço!
Flui uma corrente em nós, algo parecido com um milagre[xi]


[i]   BAGAGEM, Roseana Murray. www.blogdaroseana.blogspot.com

[ii]  Educar para a celebração da vida e da Terra, www.leonardoboff.wordpress.com, postagem em 31/08/2011.

[iii] Sistema criado por Rolando Toro Araneda (1924 – 2010), professor, psicólogo, antropólogo, chileno.
[iv] BOFF, Leonardo. VIRTUDES PARA UM MUNDO POSSÍVEL Volume II: Convivência, Respeito e                 Tolerância. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
[v] CHEVALIER, Jean Dicionário dos Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 7 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993
[vi] Em 2011: ACESA - Associação Central de Saúde Alternativa / Universidade  Federal de Viçosa, MG                     (Seminário de Saúde Alternativa em Vila Pavão);   Em 2012: Programa de Saúde da Família, Prefeitura Municipal de Domingos Martins ( Dia Internacional da Mulher); Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Califórnia (OASE, organização das mulheres nas comunidades da Cruz, Sião e Califórnia); Vale/ Regional Leste (Rodas de Integração Biocêntrica com equipes de trabalho); Escola de Formação - IASES – Instituto de Atenção Sócio-Educativa do ES ( vivência de Biodanza, compondo curso de formação de chefes de núcleos e gerentes de Unidades de Internação).
[vii] Com o envolvimento do grupo interessado, e assessoria especial de Cecília Inês Pacheco Henriques, integrante da Roda Biocêntrica na Prainha.
[viii] Com assessoria da jornalista Roberta Estefânia Beleño Soares, integrante da Roda Biocêntrica na Prainha.
[ix] Fragmento do poema Tempo de Ser, REVISTA DESAFIOS, APÓS-VALE, Vitória, 1992.
[x] Facilitador Didata de Biodanza, em Portugal. www.facebook.com/antonio.sarpe, postagem em 30.04.2011.
[xi] Pronunciamento de Rolando Toro Arañeda, documentado no Vídeo do Sarau Poético de Denizis Trindade, RJ, s/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário